Tela Inicial

Tela Inicial
Tela de Abertura do CD-Rom

Índice de Sermões

Índice de Sermões
Índice Geral de Sermões

Índice de Ilustrações

Índice de Ilustrações
Índice de Ilustrações em Ordem Alfabética

Outras Telas...

Outras Telas...
Conheça todas as telas do Cd-Rom

Entra na minha casa, entra na minha vida.

fevereiro 02, 2010

Mateus 8.14-16

O Brasil inteiro tem cantado: “Entra na minha casa, entra na minha vida”. Tá até batido. Mas esse é o grito dos desesperados e com razão: Tem havido tanta corrupção, tanta violência, tristeza, mentira, pobreza e muitos outros males, que os crentes e os não-crentes estão clamando por mudança.

Mas você já chegou a um ponto na vida de realmente admitir que precisa que o “Senhor, entre na sua casa e na sua vida”?

Que todo mundo cante a música do Regis Danese, não muda nada, até que o passo mais importante seja dado, isto é, que as pessoas realmente se abram para receber Jesus em suas casas.

E você se lembra de ter feito isso isso? ...ou não está seguro de ter feito? ...porque talvez você diga: “Bem, de ter cantado sim, mas de ter recebido Jesus em minha casa, em minha vida, eu não sei não... eu não lembro disso, na verdade, eu nem sei como pode acontecer, hoje, de Jesus entrar na minha casa, entrar na minha vida!”

Ah! Então agora você vai aprender pela Bíblia, porque você precisa receber Jesus em sua casa e como isso pode acontecer.

Está escrito aqui no evangelho de Mateus 8.14: “Jesus foi à casa de Pedro”. A música do Regis fala de Zaqueu. Eu quero falar de Pedro.

Então, veja aí: Jesus foi à casa de Pedro e viu que a sogra dele estava de cama, com febre. A sogra era de Pedro, heim! ...não era de Jesus! ...porque Jesus era solteiro, mas São Pedro era casado.

Jesus entrou na casa de Pedro, ele morava na cidade de Cafarnaum, à beira do mar da Galiléia.

Quem acredita que São Pedro era casado? ...levanta a mão. Quem acredita que Pedro tinha sogra? ...levanta a mão. E quem acredita que, naquele dia, Jesus foi se hospedar na casa de Pedro e curou a sogra dele? Aleluia! Se você acredita no poder de Deus, um milagre vai acontecer na sua casa! Amém? Então desocupe suas mãos e dê o seu mais forte aplauso para Jesus. Ele é poderoso!

Oh! Deus, aplaudimos o Senhor. Ouve e recebe o louvor do Seu povo, e sobre cada vida aqui, dá a Sua bênção e manifeste o Seu poder. Cada um quer ouvir a Sua voz. Então, Senhor, usa minha boca e fala com cada um. Envia a Sua Palavra. Em nome de Jesus. Amem.

Tem alguém pensando: “Ué, São Pedro era casado? Estranho”. Sim, Pedro era casado. Não sabemos se era bem casado, mas que ele tinha sogra, tinha.

O povo apronta tanto com as sogras... dizem que se o homem divorcia e casa de novo, o grande castigo dele é ter duas sogras.

Outro dia eu li de alguém que mandou cortar o rabo do cachorro. Pra ficar bonitinho? Que nada... a explicação era que a sogra estava vindo do interior no final da semana e o genro não queria nenhuma manifestação de alegria quando ela chegasse. Misericórdia!

Pedro, tinha dois problemas em casa: Primeiro, a sogra morava com ele e, segundo, ela estava doente.

Num dia de sábado, depois da reunião dos judeus na sinagoga, Jesus estava indo para a casa de Pedro, onde iria se hospedar, e lá chegando, eles encontram a sogra de Pedro jazendo em febre.

É a versão mais antiga da Bíblia, não as modernas, que usa a expressão “jazer”, “jazendo em febre” (Mt 8.14 RC)... mas, curioso é que esse termo “jazer” é usado para a morte. Já viu aquelas plaquinhas dos cemitérios, as lápides, sobre os túmulos? Nelas é escrito o seguinte: “Aqui jaz fulano de tal”.

Então, quando o evangelho usa o termo jazer significa que essa mulher estava quase morta... o pessoal já usou logo um termo de morte para se referir à sogra de Pedro!

Mas você sabe que febre não é doença, na verdade, é só o sinal de que alguma coisa no corpo está doente.

Se você tem uma broncopneumonia, uma pneumonia, uma bronquite, uma inflamação, algum vírus no corpo ou se está desenvolvendo uma gripe, a febre é um sinal de que você está doente. É só um aviso: “Olha, cuida do seu corpo, porque você está doente”.

Então, a sogra de Pedro devia ter uma doença que nós não sabemos qual era. Em Lc 4.38, que também registra esse acontecimento, lá mostra que a sogra de Pedro estava com uma febre alta ou muita febre, indicando que estava muito doente.

Hoje quando temos febre, um antitérmico ajuda a febre baixar... banho de água morna também ajuda um pouco...

Dois anos atrás, no dia do aniversário de Ana Beatriz, pleno verão, eu estava com febre, porque havia contraído uma virose... não me esqueço porque a minha cara foi fotografada várias vezes... eu disfarçava um pouco, mas, enquanto o termômetro da praça devia estar lá nos 30 graus, eu tremia de frio. A febre faz isso...

Posso imaginar a sogra de Pedro, tremendo de frio, jazendo na cama, cobertor por cima... muito doente, na verdade, quase morrendo.

Mas lemos na Bíblia o seguinte em Lc 4.38: “A sogra de Simão [outro nome de Pedro] estava doente, com febre alta; e contaram isso a Jesus. Aí ele foi, parou ao lado da cama dela...”.

O que quero destacar aqui é o fato de que Jesus se aproximou daquela mulher, porque dentro da casa começaram a rogar por ela. Lemos isto na outra versão do texto: “a sogra de Simão estava enferma com muita febre; e rogaram-lhe por ela”. Quer dizer, rogaram a Jesus em favor da mulher... as pessoas rogaram, pediram: “Jesus, ajude essa mulher!”

Mas deixa eu falar uma coisa: Aquele dia era sábado... eles tinham acabado de voltar da sinagoga e no dia de sábado o judeu não acende nem uma lâmpada, em dia de sábado o judeu não faz absolutamente nada. E Jesus como judeu, respeitava o dia de descanso.

Mas a doença da mulher era tão grave que foram falar com Jesus, veja o que lemos em Mc 1.30: “...Assim que Jesus chegou, contaram a ele que ela estava doente”. Agora, quando você lê o registro desse acontecimento em Lc 4.38, veja que interessante (por isso que é bom estudar a Bíblia, comparando os textos)... em Lucas está escrito assim: “a sogra de Simão estava enferma com muita febre; e rogaram-lhe por ela”. “Rogaram-lhe por ela”... contar e falar é uma coisa, rogar é outra. A diferença é grande!

Então, Lucas revela que não foi assim apenas uma conversa, não! ...eles rogaram, foi uma suplica a Jesus, tipo: “Senhor, faça alguma coisa!”

Eu acredito que Pedro, sinceramente, devia estar sensibilizado com o estado de saúde da sogra, mas não foi Pedro que rogou pela sogra... talvez tenha sido a esposa dele, a esposa de Pedro, ou outras pessoas que estavam na casa, porque a própria doente, não rogou nada, não clamou por nada.

Vamos pensar nisso? Às vezes você tem parentes que estão vivendo uma doença terrível... a pessoa está sofrendo em casa, sofrendo no hospital, sem ter qualquer condição física de se aproximar de Jesus e de rogar em favor dela mesma.

Às vezes o doente está tão doente, com febre e tão debilitado, que não tem condição de pedir por ele mesmo. Era o caso da sogra de Pedro...

Mas tem uma coisa: haviam pessoas que não estavam doentes e que se compadeceram dela... são essas pessoas que rogaram a Jesus, que suplicaram: “Jesus, por favor, ajuda essa mulher!”

Veja de novo Lc 4.38, o final do verso diz “rogaram-lhe por ela”. Não foi só uma pessoa, não. Tinha muita gente rogando em favor dela... isso te diz alguma coisa?

Pode ser que você tenha um problema dentro da sua casa que envolve seu filho, sua filha, envolve seu marido, sua mulher e talvez até sua sogra, ou seu sogro ou seu cunhado ou alguma pessoa muito próxima.

Pode ser que um parente seu, muito querido, esteja com uma doença difícil e acontece que ele não tem fé nenhuma para vir aqui ao prédio da igreja e fazer oração pedindo a Deus por ele mesmo... pode ser que um filho seu esteja em dificuldades e você já falou: “Meu filho, minha filha, deixa disso, vamos pra igreja...”, mas seu filho não quer nem saber de igreja, ele só quer saber das coisas do mundo... e está de um jeito que não tem a mínima condição de pedir em favor dele mesmo.

Irmãos, é aqui que o evangelho nos ensina: Se o doente não pode rogar por si mesmo, então levamos Jesus para dentro da casa! Você pode dizer Jesus: “entra na minha casa, entra na minha vida...”. Foi o que Pedro fez!

Será que Pedro, ao convidar Jesus naquele dia, para se hospedar na sua casa, será que Pedro já não tinha em mente o problema da sogra? Mas essa é a estratégia!

Pense na sua casa agora: O que é que está acontecendo dentro da sua casa? Há pessoas queridas com problemas que você quer ajudar?

Ah! nós viemos aqui justamente para isso: aqui tem uma multidão, muitas pessoas de fé, que vão rogar a Jesus, todas juntas... e sabe o que vai acontecer? ...enquanto os crentes estiverem rogando, Jesus estará entrando em cada casa e lá, um milagre vai acontecer! Aleluia!

Porque, eu não vejo aqui Jesus falando: “Gente, hoje não. Hoje é dia santo... vocês sabem que eu não posso trabalhar. E esse negócio de curar doente, libertar pessoas é um trabalho muito sério, cansativo, desgastante”.

Não, eu não vejo isso acontecendo... na verdade, o que a Palavra de Deus diz é que Jesus foi até àquela mulher, a sogra de Pedro, na mesma hora.

Irmão, se você falar, se você rogar: “Jesus, entra na minha casa, entra na minha vida, veja o que está acontecendo”... na mesma hora, Jesus entrará na sua casa! Aleluia!

Agora tem alguns detalhes nesse acontecimento.

A gente lê em Mc 1.31 que Jesus “chegou perto dela, segurou a mão dela”. Veja isso: Jesus chegou perto dela... eles rogaram pela sogra de Pedro e Jesus chegou perto dela.

Você está rogando por alguém da sua família? Hummm... Jesus já está chegando lá, está chegando perto de alguém! Glória a Deus!

Agora, em Lc 4.39 lemos que Jesus não apenas chegou perto da sogra de Pedro, mas que “parou ao lado da cama dela”. Outra versão do texto diz que Jesus inclinou-se para ela (RC). Isso é maravilhoso! Jesus chegou para perto dela e inclinou-se para ela.

Eu imagino assim: a mulher tremendo de frio, com muita febre, jazendo naquela cama, e Jesus se aproxima, Ele chega para perto dela e se inclina para ela. Isso significa dar atenção...

E no que Jesus inclinou-se para a sogra de Pedro, eu tenho certeza, Jesus fez um ultrasom naquela mulher, um Raio X instantâneo, porque Jesus é o Deus que vê os corações.

E no momento que Jesus fez aquele ultrasom na sogra de Pedro, pronto, Ele já localizou a doença, já viu aonde estava o problema, porque a febre alta era só o sinal.

Que será que a mulher tinha? Jesus nem deu resposta. Mas inclinou-se para ela...

Se você me visse com um problema (o rosto inchado porque o dente siso inflamou), e chegasse pra perto de mim e não falasse nada, eu iria pensar assim: “Poxa, nem me deu atenção”. Mas se você chegar perto de mim e se inclinar para saber ou falar alguma coisa, eu vou entender que você me deu atenção, que não apenas se aproximou, mas entrou em comunhão comigo.

Jesus se inclinou para aquela mulher... Ele entrou em comunhão com ela, para saber o problema, porque febre todo mundo sabia.

Se você diz: ”Jesus tem que ir na minha casa, porque meu filho está mal, ou, porque o meu marido bebe, ou a minha mãe está doente ou, meu pai está com um problema grave de alcoolismo...” você está falando aquilo que todo mundo sabe.... o estar mal, a embriaguez, a doença, é apenas a febre e disso todo mundo sabe.

Por isso que Jesus precisa entrar na sua casa, porque ali, Ele vai se inclinar para os seus familiares, e quando Jesus entrar e se inclinar, pode ter certeza, Ele vai ver logo qual é a causa do problema... por exemplo, Jesus vai se inclinar e pode ser que Ele veja quem são as companhias que estão envolvendo o seu filho, a sua filha, seu marido, sua mulher, levando o seu querido para aquela situação.

Essa é a questão... a gente vê o problema superficial, mas Jesus enxerga a causa. Você precisa dizer mesmo a Jesus: “Entra na minha casa, entra na minha vida!”

Outro detalhe importante é que em Mt 8.15 lemos que Jesus tocou na mão da sogra de Pedro e a febre foi embora. Quer dizer, depois de Jesus se inclinar, Ele tocou a Sua mão na mão dela.

Agora, em Mc 1.31, lemos o seguinte: que Jesus segurou a mão dela... um detalhe importante! Foi mais que um toque!

A mulher doente, deitada na cama, ardendo em febre, e Jesus não chegou apenas e a tocou, Ele a segurou pela mão. Isto significa que Jesus a levantou, levantou quem? A mulher que estava jazendo, que estava quase morta, sendo consumida pela doença... Jesus a levantou!

Aleluia! O braço do Senhor Jesus é forte e poderoso... porque mesmo que uma pessoa esteja caída como morta, Ele tem poder para operar e levantar das cinzas. Glória a Deus!

Jesus vai fazer exatamente isso hoje. Amém?

Jesus vai entrar na sua casa, vai chegar para os seus familiares que não podem vir aqui, que não podem rogar por eles mesmos... Jesus vai entrar na sua casa, vai se inclinar para o seu filho, sua filha, marido, mulher, seu sogro, sua sogra, o seu cunhado, sua cunhada, o seu parente, o seu familiar... Jesus vai ver o que está acontecendo e Ele vai tocar e vai levantar aquela pessoa! ...você vai ver o seu filho, a sua filha de pé! ...o seu marido, a sua esposa, o seu irmão, você vai ver de pé! Aleluia!

Mais um detalhe interessante, é o seguinte: na mesma hora a mulher se levantou e se pôs a servir às pessoas.

É no Evangelho de Mc 1.1 que lemos isto: “A febre saiu da mulher, e ela começou a cuidar deles”.

Qual é o detalhe? ...o curioso aqui é que a mulher não servia só a Jesus, porque é natural que de tão contente com o Médico dos médicos que a curou, natural seria que ela servisse a Jesus, mas ela não está servindo a uma pessoa só. Está escrito que “ela começou a cuidar deles”, isso é plural, é Jesus e mais os outros!

Quer dizer, ela estava servindo a Pedro também! E quem era Pedro? ...o genro dela. Do mesmo modo que tem genro que não gosta da sogra, também tem muita sogra que não gosta do genro. Tem muita sogra que não gosta da nora.

Outro dia ouvi de uma moça que se casou, e não foi morar com a sogra, não. Se casou e foi morar com o marido dela, no apartamento deles. Mas a sogra telefona toda hora e o último telefonema, ela disse assim: “Que cheque é esse de 80 reais que saiu da conta do meu filho?” Já pensou numa sogra fazendo isso com a nora? “Tô vendo aqui na conta do meu filho um cheque de 80 reais. Que cheque é esse? Tô ligando pra saber.”

O que é que a nora tem vontade de dizer pra sogra? ... dar uma resposta bem atravessada, é?: “Não é da sua conta. A senhora é insuportável. Eu sou mulher do seu filho e a senhora vive controlando...”. Ou então, na hora que o marido chega, ela vai dizer: “A sua mãe é insuportável, ela me estressa...”.

Agora, olha o exemplo da sogra de Pedro. Ela podia falar: “Eu vou servir só Jesus porque eu não vou com a cara desse meu genro. Não gosto do Pedro”. Mas o que é que ela está fazendo? Ela está servindo a todos, inclusive Pedro.

Quer dizer, mesmo que ela tivesse alguma bronca do genro, eu acho que essa bronca passou no momento em que Pedro trouxe Jesus para dentro de casa.

Você tem problema com a sua sogra? Com o seu sogro? Deus queira que não, mas se você tiver, se o seu sogro não te suporta, sua sogra não te suporta, se você também não suporta o seu sogro e a sua sogra, a solução está em você levar Jesus para dentro daquela casa.

E depois que você levar Jesus pra sua sogra, depois que levar Jesus pro seu sogro, depois que você levar Jesus pra dentro da casa da sua nora, pra dentro da casa do seu genro, se prepare, sua sogra não vai ser mais sua sogra, ela vai ser a sua mãe. Seu sogro não vai ser mais o seu sogro, vai ser o seu pai. Você não vai ser mais o genro nem a nora, vai ser o filho e a filha. A sua casa vai mudar, porque toda vez que Jesus entra dentro de uma casa, é para abençoar a família toda.

Você crê nisso? Então tome posse, fale agora mesmo: Jesus entra na minha casa!

Agora, vamos estabelecer uma coisa importantíssima: Você quer Jesus operando na sua casa? Então eu quero que você convide Jesus para entrar na casa principal.

Tem uma casa principal que Jesus tem que entrar. Se Jesus não estiver dentro dessa casa principal e no principal lugar, não tem como Jesus operar o milagre na sua casa.

Então, tem uma casa principal, que Jesus tem que estar, aí tudo acontece... mas essa casa principal não fica em Cafarnaum, não fica em São Fidélis nem no Rio de Janeiro, nem em cidade nenhuma do mundo.

Veja comigo Ap 3.20: Jesus está falando aqui da casa principal, essa casa é o seu coração. Jesus entra pra dar um banquete, mas Ele fica do lado de fora até que a pessoa, ouvindo a sua voz, convide para Ele para entrar, dizendo: “Senhor, eu abro a porta; entra na minha casa, entra na minha vida”.

Jesus é educado... se abrir, Ele entra, e se Ele entra, a benção é dada, Ele prepara o banquete. Se Jesus não entrar não tem banquete.

Mas a porta do coração só tem fechadura e maçaneta do lado de dentro. Não tem do lado de fora... você é que tem de abrir, e a maçaneta dessa porta do seu coração, que é do lado de dentro, essa maçaneta ainda fica no lugar mais alto da porta, por isso que para abrir, a pessoa tem que levantar a mão, ela tem que levantar a mão e dizer: “Jesus, entra na minha vida, eu recebo o Senhor como meu único, suficiente e exclusivo Salvador”.

Jesus falou: “Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa”. Está ouvindo? Quem está ouvindo a voz de Jesus?

Quer que Jesus entre e tome conta da sua vida? Eu já te expliquei, a maçaneta é alta, você tem que levantar o braço pra abrir a porta e então dizer: “Jesus, entre na minha casa.”

Quantos, aqui, querem receber Jesus no coração? Quantos querem entregar sua casa, sua vida para Jesus? Levante a mão bem alto.

...Jesus está entrando agora, você pode sentir isso!!!

Todos vocês que levantaram a mão venham aqui pra frente.

Pr. Walter Pacheco da Silveira, 31/01/2010.

17 comentários:

Anônimo disse...

PR WALTER PRIMEIRO QUERO AGRADECER A DEUS PELA SUA VIDA E DA SUA FAMILIA E TE PARABENIZAR PELOS MARAVILHOSOS SEERMOES E QUE DEUS CONTIUNE TE USANDO COMO UM GRANDE HOMEM DE DEUS
DIACONO WANDDERSON DE UBERLANDIA-MG

2 de dezembro de 2010 às 11:20
claudio marques disse...

ola pastor que deus te abençoe vc e sua familia seus sermoes tem me edificado muito espero que vc me mande seu cd para eu aprender cada vez mais da palavra so senhor eu fiz um deposito na caixa ag.viculada 1824 não posso contribuir com mais porque estou desempregado mas em outra ocasião mandarei mais meu end.rua das flores 692 bairro 02 de abril cidade ji-parana ro cep=76900884 que a paz do senhor esteja com vcs.

22 de junho de 2012 às 08:24
castro-milton.blogspot.com disse...

Deus ti abençoe Pasto Walter Pacheco, que o Senhor nosso Deus lhe dê sempre sabedoria e unção para continuar esse trabalho maravilhoso, gostei muito das ilustrações são fantásticas para evangelismo, mais uma vez desejo a benção sobre a sua vida.Pb Milton da Igreja Presbiteriana Betânia (Igreja Presbiteriana do Brasil) - Governador Valadares - MG

13 de novembro de 2012 às 02:05
Anônimo disse...

Incгeаsingly men and wοmen aгe adоpting this
teсhnіque which thеy're obtaining extremely very simple to practice.

my web site ... flex belt review
My web site - Http://www.Prnewswire.com/

26 de fevereiro de 2013 às 01:29
Anônimo disse...

Fascіnating blog! Is уour themе cuѕtom madе or
ԁіd уou doωnloаd it from somewherе?
Α thеmе lіκе yours with а few simplе tweeks
woulԁ геаllу maκe my blog ѕtand out.
Рleasе let me knоw whеre you got уour design.
Manу thanks

Fеel free to visіt my site ... http://www.hokudai-saikyo.com/

26 de fevereiro de 2013 às 08:21
Anônimo disse...

I do nοt drοp а leаve a resρonse, but I looked at а few of
the remагks on "Entra na minha casa, entra na minha vida.".

I do have 2 questions for yοu іf you tend not to
mind. Could it be just me оr do some of the commentѕ look like thеу are wгitten
bу brаin deaԁ рeоple? :-P
Αnd, if you are ωгiting оn additional socіal ѕiteѕ,
I'd like to follow anything fresh you have to post. Could you post a list of all of your public sites like your linkedin profile, Facebook page or twitter feed?

Check out my webpage :: just click the next document
my website :: retirement.vikas.com

4 de março de 2013 às 14:58
Anônimo disse...

Hi! I'm at work surfing around your blog from my new iphone 3gs! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Keep up the great work!

my web-site: body hair

8 de março de 2013 às 01:35
Anônimo disse...

This is the perfect webρаgе foг
аnybоdy ωhο rеally wants
to find out about thіs toρic. You unԁeгstanԁ ѕo much its almost hагԁ to
aгgue ωith you (not that I рersοnallу will nеed tо…HaHa).

You ԁefinitely put а branԁ nеω spin οn a ѕubϳeсt that's been written about for many years. Great stuff, just great!

my web page - v2 cig review
My website > cudlr.Com

14 de março de 2013 às 16:48
Anônimo disse...

I wаnted to thank yοu for this wonderful reаd!
! I absоlutely enjоyed evеry littlе bіt of it.

I haνe you bοοk-mаrked to looκ at new
stuff you post…

Feеl frеe to visіt mу homeрage
... mouse click the up coming post

17 de março de 2013 às 15:42
Anônimo disse...

These are genuinelу enormous iԁeаs іn on the
tοpic of blοgging. Yоu haνe toucheԁ some fastiԁious factorѕ hеre.

Any ωаy keep up wrinting.

my ωeb-ѕite - http://budstastny.cz/groups/replace-your-harmful-cigarettes-with-harmless-v2-cigs/

22 de março de 2013 às 02:19
Anônimo disse...

Goοԁ ԁay! Dо you knοω if thеу makе аny plugins to prоtесt аgaіnst hаckers?
I'm kinda paranoid about losing everything I've workеd hаrd
on. Any suggestiοnѕ?

Αlѕo νisіt my sitе - Http://Www.Sfgate.Com/Business/Prweb/Article/V2-Cigs-Re view-Authentic-Smoking-Experience-Or-4075176.Php

15 de abril de 2013 às 10:22
Anônimo disse...

So what can this all mean?

my web blog: Nice.Or.id

9 de maio de 2013 às 06:32
Anônimo disse...

We would propose stopping by the useful web page for far
more data.

my website; www.prnewswire.com

9 de maio de 2013 às 06:32
Anônimo disse...

сonstantly i used to reаd smaller articleѕ or reviews which also clear
their motіve, and that is alѕo hаppening ωith this аrticlе which I am rеading
аt this ρlace.

Rеvіeω my ѕіte: Sensepil Hair Removal

9 de maio de 2013 às 06:43
Anônimo disse...

Hоwԁy! I could have swoгn І've been to this website before but after reading through some of the post I realized it's neω
tο me. Nonetheless, I'm definitely glad I found it and I'll be book-maгkіng and
cheсking back frequently!

Here is my homepage :: http://positubes.goalmodels.org

9 de maio de 2013 às 06:43
Anônimo disse...

I am not certаin the ρlace you're getting your info, however great topic. I needs to spend a while studying more or working out more. Thanks for magnificent info I was looking for this info for my mission.

Feel free to surf to my blog post; just click the up Coming web site

17 de maio de 2013 às 05:36
Anônimo disse...

Supplying the solution of this issue is in some way sophisticated
and not easier like this concern. The way this equipment will
work is fairly very simple.

Here is my blog; actron cp9180 autoscanner

16 de junho de 2013 às 02:22

Postar um comentário